Biossegurança em embalagens

Biossegurança em embalagens

Uma pesquisa feita pelo Consumer Reports, organização não governamental americana que testa produtos dos mais variados segmentos da sociedade, constatou que praticamente toda carne de boi moída consumida nos EUA apresenta níveis alarmantes da bactéria E. Coli, responsável por infecções no trato urinário e até mesmo infecções mais graves, como a septicemia.

Este estudo avaliou cerca de 300 pacotes de carne, adquiridos em 103 lojas de 26 cidades espalhadas pelo país. No estudo, todos os pacotes continham contaminação por bactérias.

Essa pesquisa mostra que, mesmo com toda a legislação que regulamenta a criação e produção de carne no agronegócio, nosso alimento não está livre de contaminações.

Neste sentido, uso de embalagens antimicrobianas que acondicionam a carne de boi (e outras carnes) mostra-se crucial na manutenção da qualidade destes produtos.

Estes filmes plásticos recebem em sua composição aditivos antimicrobianos que evitarão a sobrevivência e a proliferação destes microrganismos. Tais aditivos, a base de prata e/ou de zinco, são empregadas com este fim por serem atóxicos e eficientes na morte de fungos e bactérias nocivos à saúde. Para comprovar seu efeito, normas internacionais de análise aferem sua eficiência, como por exemplo a JIS Z 2801. Além disso, de acordo com a Anvisa, a concentração empregada é 100 vezes menos que o mínimo recomendado por tal órgão.

O efeito destes aditivos não causa nenhuma alteração de odor ou sabor no conteúdo embalado. Como resultado da aplicação, é possível obter carnes frescas e livres de contaminação por mais tempo, além de maior segurança para os consumidores. O custo aplicado é baixo, visto que é necessário apenas uma pequena quantidade de antimicrobiano para obter proteção máxima.

A TNS Nanotecnologia atua no desenvolvimento de aditivos antimicrobianos para os mais diversos segmentos, entre eles, o de embalagens. Com produção 100% nacional e alta eficiência de seu produto, a TNS trabalha na customização dos produtos de seus clientes, com o intuito de agregar valor e diferenciais ao produto final.

TNS_Banner_Polimeros