As oportunidades do ano Parte 3 – Antimicrobiano 2.0 validado na NBR15275

As oportunidades do ano Parte 3 – Antimicrobiano 2.0 validado na NBR15275

A sociedade vem evoluindo e melhorando a qualidade de vida constantemente ao longo das últimas décadas. Educação, segurança e informatização dos serviços tem trazido tranquilidade a pessoas do mundo todo, em diferentes dimensões.

Com isso as pessoas se preocupam cada vez mais em aumentar ainda mais o padrão de vida, a sua saúde e das pessoas ao seu redor. A segurança contra microrganismos, apesar de todos os avanços recentes, ainda é uma preocupação grande em todos os lugares no mundo, seja em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. A importância no fornecimento de alimentos saudáveis e principalmente livres de contaminação microbiana é essencial na nossa sociedade moderna e tem se tornado uma preocupação cada vez maior por todos os países interessados em crescer e trazer uma vida melhor aos seus cidadãos.

Além do aspecto alimentar, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a contaminação microbiológica em hospitais, locais públicos, casas e utensílios do dia-a-dia. O avanço de bactérias e outros microrganismos resistentes a antibióticos, como a infame MRSA, tem tirado o sono de cientistas do mundo todo, pela sua capacidade de infectar pessoas e resistir aos tratamentos tradicionais.

Com todas essas preocupações em mente, a TNS tem desenvolvido desde a sua fundação produtos antimicrobianos que podem ser incorporados em diversos lugares, como tintas, pisos cerâmicos e laminados, tecidos, plásticos em uma infinidade de locais e produtos do nosso dia-a-dia.

Nos últimos meses, a TNS ampliou seu espectro de produtos antimicrobianos e lançou um produto especialmente focado no combate a fungos, mantendo sua atividade contra bactérias. Esse produto, a base de surfactantes e nanopartículas de prata, apresenta resultados excelentes na eliminação de fungos e bactérias em tecidos, palmilhas e outros produtos.

A ação sinérgica de seus dois princípios ativos resulta em uma forte atividade contra esses microrganismos assim que eles entram em contato com o produto contendo o antimicrobiano. Em tecidos, os ativos se ligam às fibras do tecido por fortes ligações químicas e apresentam solidez do ativo antimicrobiano (resistência a lavagem), significando que o usuário pode lavar o tecido diversas vezes sem perda da propriedade antifúngica e antibacteriana.

Abaixo, mostramos um exemplo de um laudo de uma amostra de tecido tratado com o novo Antimicrobiano 2.0. O tecido foi tratado com o produto e submetido à norma NBR 15275, voltada para avaliação antifúngica e antibacteriana de tecidos e outros produtos têxteis.

1

Tecido tratado com o antimicrobiano 2.0 e sua resistência contra os fungos Aspergillus niger (esquerda) e Trichoderma virens (direita).

2

Como pode ser visto nas imagens, os tecidos resistiram a contaminação por fungos mesmo quando os fungos foram colocados diretamente sobre o tecido, por um longo período de tempo.

A TNS vem trabalhando incessantemente atrás das melhores soluções antimicrobianas para a indústria, sempre pensando na segurança e no bem estar do consumidor acima de tudo. A inovação no setor fabril com o auxílio da TNS agrega valor e segurança ao produto industrializado, aumentando a competitividade do setor industrial e alavancando o crescimento do Brasil.

tns_banner_prata