Como aumentar o leque de clientes de Masterizadoras

Como aumentar o leque de clientes de Masterizadoras

Com o mercado em baixa e a competitividade cada vez maior, as empresas precisam inovar a cada dia para sair na frente e vencer a crise. No ramo das masterizadoras não é diferente, e focar apenas na oferta de pigmentos pode ser uma aposta de alto risco.

As fornecedoras de mastebatch estão buscando aumentar seu share de produtos com plásticos mais competitivos, como é o caso do PET, além de trazer inovações como: super concentrados, aplicativos eletrônicos para formulação de cores e texturas personalizadas que simulam o mármore, papel ou outro produto. Mas o que mais existe de inovação neste mercado?

Substituição de materiais

Uma forte tendência é o uso de plásticos na substituição de outros materiais, originalmente mais caros ou mais difíceis de encontrar. Essa substituição tem sido muito utilizada na construção civil, decoração, utensílio e equipamentos.

Dois exemplos bem interessantes são os lançamentos da empresa Ampacet. O primeiro é um aditivo capaz de conferir aos filmes flexíveis os apelos táctil e visual do papel, também conferindo a esses materiais vantagens nos quesitos sustentabilidade, preço e simplificação dos processos de produção. Já o segundo decorre de uma aplicação diferenciada do mesmo aditivo utilizado no produto anterior, e agrega aos filmes flexíveis a aparência e a sensação táctil do papel de seda.

Outro exemplo neste aspecto é a recente novidade da Colorfix, que colocou no mercado a linha de concentrados de cor Marble, capaz de conferir ao plástico um visual similar ao do mármore, mantendo as características típicas dessa rocha, pois seus efeitos não são padronizados e sua intensidade pode ser calibrada pelos próprios transformadores.

Melhoradores de processo e novas funcionalidades

Oferecer modificadores das propriedades intrínseca dos plásticos é um caminho para se destacar no mercado. Dentre as funcionalidades conhecidas, as mais comuns são:

  • Antimicrobianos: agentes que impedem a proliferação de fungos e bactérias nos plásticos tratados;
  • Cargas Minerais: traz melhoria nas propriedades mecânicas, estabilidade dimensional e rugosidade de superfície. Outra vantagem é a redução de custo;
  • Antioxidantes: dificultam o processo de termodegradação dos polímeros. O evento ocorre quando há presença de oxigênio e calor (durante o processamento ou no produto acabado);
  • Antiestáticos: previnem o acúmulo superficial de carga eletroestáticas no produto final;
  • Auxiliares de Fluxo: promovem um aumento na produtividade de produtos extrudados;
  • Estabilizantes UV: protegem os produtos plásticos sob ação da radiação UV, proporcionando maior durabilidade;
  • Antibloqueio: utilizado para que não ocorra a aderência entre superfícies poliméricas;
  • Expansores: são adicionados ao polímero com a finalidade de reduzir peso e melhorar propriedades dielétricas, de isolamento térmico e acústico;
  • Antifog: evita a formação de gotas na superfície interna e externa dos filmes causadas pela condensação de água;
  • Retardantes de chama: impedem a propagação da chama, através de mecanismos específicos de atuação.
  • Outros aditivos: encontra-se também no mercado produtos como antiderrapantes, dessecantes, difusores de luz, clarificantes, branqueadores ópticos, modificadores de impacto, desmoldantes, etc.

Proteção contra microrganismos patogênicos

Um dos benefícios mais nobres que pode ser conferido aos plásticos é a propriedade antimicrobiana. Produtos utilizados em equipamentos médicos/clínicos, utensílios de cozinha (contato com alimento), linha Pet, dentre outros, devem ter um grande cuidado com a contaminação por bactérias, haja visto que estas são grandes causadoras de doenças e até fatalidades.

Ao se utilizar um antimicrobiano (também conhecido como bactericida) no plástico, este evita que colônias de microrganismos se desenvolvam no material, além de eliminar os “invasores” que entrem em contato por fontes externas.

Este diferencial promove vantagens competitivas para a empresa transformadora, o que pode ser a estratégia ideal neste momento de instabilidade do mercado.

Para conhecer um pouco mais sobre os produtos TNS, visite nosso site.

Fontes:

http://www.cromex.com.br/pt/produtos/aditivos

https://drive.google.com/file/d/0B8YakOy4niRPRHdJcXpQaWhPNkk/view

tns nanotecnologia, polímeros