4 Oportunidades ao combate de fungos que farão sua empresa vender mais!

4 Oportunidades ao combate de fungos que farão sua empresa vender mais!

O Brasil experimentou em 2016 um de seus piores anos da história do ponto de vista econômico. Um recuo de 3,6% no PIB puxado principalmente pelo setor industrial (6,6%) e o agropecuário (5%) fizeram muitas empresas repensarem suas estratégias de crescimento e quaisquer tipos de investimentos. O cenário era de aflição e temor frente ao que ainda estava por vir. Mas felizmente o panorama para o ano de 2017 tem sido diferente.

Diante de um mar mais calmo e sem grandes ondas, a indústria “tirou da gaveta” projetos de desenvolvimento de novos produtos antes parados, reaquecendo a busca por inovação neste setor.

Posto isso, reunimos 4 nichos de mercado que podem se beneficiar (e muito!) pela funcionalidade antimicrobiana com a tecnologia TNS. Vamos lá?

Fardamento do Exército

Em reunião recente do COMDEFESA (Comitê da Indústria de Defesa FIESC), o General Antônio Manuel de Barros destacou as oportunidades em aplicações de antifungos para os fardamentos das Forças Armadas.  Segundo o general, o orçamento para a compra de fardamentos em geral gira em torno de R$ 180 milhões por ano, sendo mandatória a compra de diversos itens, como coturnos, meias, camisas e etc.

Barros salientou que o Exército é o órgão brasileiro mais capilarizado em todo o território nacional. O País conta com diversas missões em matas fechadas, selvas, isso sem falar nas demandas da Marinha.  Com isso, as oportunidades em nanotecnologia são inúmeras e é muito oportuna a aplicação de soluções antifúngicas a fim de promover a proteção e bem-estar dos soldados. Para maiores informações sobre licitações e demandas do Exército, recomendamos este link.

Assentos sanitários

Em um artigo recente, falamos sobre as oportunidades para o mercado de plásticos em geral. Caso queira saber mais sobre como aplicar nossos antimicrobianos em concentrados de aditivos (masterbatch), recomendamos a leitura deste ebook. Mas e a oportunidade para os assentos sanitários?

Segundo estudo realizado em 1991 na Inglaterra envolvendo 528 mulheres de uma clínica de ginecologia e obstetrícia descobriu que 85% afirmaram que utilizavam banheiros de uso coletivo sem encostar o corpo no assento e 12% o forram com papel antes de se sentar. Apenas 2% afirmaram realmente se encostar no assento plástico.  Ou seja, certamente uma parcela significativa do público desta entrevista se beneficiaria com a proteção antimicrobiana. O perigo nos assentos está no fato de a descarga ser uma espécie de “impulso” de fungos e bactérias, espalhando potenciais doenças e infecções.

A TNS atua com diversos aditivos para plásticos, na forma de pellets ou dry blends, utilizando micro e nanotecnologia antimicrobiana.

Filtros de água

As nanopartículas de prata têm se mostrado um excelente substituto ao uso do nitrato de prata em meios filtrantes. Neste artigo (link aqui) explanamos mais profundamente sobre a aplicabilidade e eficiência frente ao nitrato comumente utilizado.  Em suma, as nanopartículas, pela alta eficiência e concentração, se comporta com alta performance. Possuindo, então, grande potencial de redução de custos.

Os dados sobre o mercado indicam um crescimento de aproximadamente 5% ao ano.  Neste contexto de crescimento e diminuição de custos, a aplicação dos antimicrobianos neste mercado faz muito sentido.

Pisos laminados

A crescente preocupação com saúde e bem estar tem criado diversas oportunidades na indústria. No mercado de pisos laminados, algumas das maiores marcas do Brasil já utilizam e exploram a funcionalidade antimicrobiana em seus produtos. Na Europa, o emprego de aditivos antimicrobianos já é mais difundido, de modo que se mostra uma tendência para as demais fabricantes brasileiras.

Neste sentido, a TNS desenvolveu ao longo do último ano aditivos antimicrobianos focados para pisos laminados. Os aditivos podem ser compatibilizados com as resinas, que por sua vez não alteram as características dos papéis decorativos.

Quer saber um pouco mais sobre nossas soluções para cada nicho de mercado?

Entre em contato conosco!

yuze, tns, antimicrobiano, tecnologia, oportunidades