O combate à Ácaros na Indústria de Colchões

O combate à Ácaros na Indústria de Colchões

Um dos maiores desafios enfrentados pelas indústrias de colchões é a presença de ácaros. Esses pequenos aracnídeos se proliferam com facilidade tanto na espuma como no próprio tecido dos colchões, e são responsáveis por diversos malefícios. No Brasil, já chega a 44% a população afetada por algum problema respiratório , e as consequências são mais graves do que pensamos. Ácaros podem causar alergias, conjuntivites, dermatites e até sarna!

A solução é mais simples que imaginamos!

Felizmente, empresas como a TNS se preocupam com o bem estar do consumidor final. Além disso, ao mesmo tempo, trazem soluções práticas para a indústria em geral. Pensando na indústria colchoeira, desenvolvemos uma maneira simples de inibir esse problema. Através do entendimento de que ácaros se alimentam de fungos e bactérias e de seus respectivos excrementos, atuamos diretamente no controle desses microrganismos com a incorporação de aditivos antimicrobianos diretamente na fabricação.

O combate à ácaros em espumas

Podemos não perceber, mas a espuma do colchão, em apenas um ano, pode aumentar de peso em até 20% pelo acúmulo de restos de pele, sujeira, microrganismos, e até pelos próprios ácaros. Sua estrutura porosa é propicia a esse acúmulo, como também possibilita a concentração de umidade e bactérias. A inserção de aditivos neste caso pode ser feita diretamente na reação de obtenção da espuma, o que garante a proteção antimicrobiana em todo o seu volume. Outra vantagem desse aditivo está na maior durabilidade da espuma, por se evitar degradações causadas por microrganismos.

O combate em tecidos

Os tecidos que revestem os colchões não estão imunes à ação desses seres indesejados. Inclusive, são nos tecidos que o maior perigo se encontra, por ter um maior contato com  o corpo humano. Os aditivos antimicrobianos também podem ser incorporados nesses tecidos, diretamente em sua fabricação. Aqui, a funcionalidade se estende ao controle de maus odores, amarelamentos e doenças causadas por fungos e bactérias.

E as capas anti-ácaros ?

As conhecidas capas anti-ácaros sao muito conhecidas para esta finalidade, porém elas não eliminam a presença desses aracnídeos na totalidade do colchão. A única maneira de garantir uma cama totalmente limpa é pela incorporação de aditivos em todos os seus componentes, inclusive no travesseiro. Além disso, a capa representa uma peça extra para o consumidor final.

 

A proteção antimicrobiana em colchões não somente se destaca no combate aos ácaros, como dito acima. Simultaneamente, ela age contra doenças e mofos originados por bactérias e fungos. Para os fabricantes de colchões, essa solução significa uma diferenciação no mercado, uma maior qualidade e vida útil dos produtos, uma melhor conservação do estoque, tudo isso levando benefícios incontáveis ao consumidor final. Afinal, quanto vale a qualidade do sono?

 

Saiba mais sobre as possibilidades de inovar em sua indústria: entre em contato com nossa equipe.

yuze, tns, antimicrobiano, tecnologia