Utensílios de cozinha livres de bactérias

Utensílios de cozinha livres de bactérias

A cozinha é sempre um dos lugares onde estamos grande parte do nosso tempo. Seja cozinhando, fazendo um lanchinho ou tomando um suco para refrescar, tomamos sempre os maiores cuidados para uma alimentação mais saudável e mais equilibrada, assim como temos atenção no manuseio de alimentos, para evitar o contágio com certas doenças.

Onde se encontram os riscos…

Ainda com toda essa cautela e atenção que damos para os alimentos e seus preparos, os casos de doenças transmitidas pelos mesmos ainda tem aumento significativo a nível mundial, matando mais de 350 mil pessoas por ano, segundo a OMS. As contaminações podem causar mais de 200 tipos de doenças e, sabe-se que em 95,9% dos casos brasileiros, os agentes etiológicos são bactérias, sendo que 90,5% dos mesmos são causados pela E. coli, a S. aureus e a Salmonella.

Essas bactérias podem estar nos espaços menos lembrados, em uma gavetinha da geladeira, em uma toalha de mesa guardada, no recipiente da batedeira ou nos talheres. São muitas vezes trazidas pelo ar ou até por nós mesmos do ambiente externo e acabam contaminando os utensílios e o ambiente da cozinha e, consequentemente, os alimentos que ingerimos.

Muitas vezes, mesmo utilizando bons produtos de limpeza, ainda não nos encontramos livres desses microorganismos, já que alguns deles acabam se tornando resistentes a esses produtos e ainda permanecendo nas superfícies mesmo após a limpeza pesada.

Mas então, será que não há uma forma de nos prevenirmos desses pequenos seres e seus malefícios?

Uma solução inovadora para utensílios de cozinha

Hoje existem aditivos antimicrobianos que podem ser aplicados nos mais diversos setores,  os quais evitam a permanência e proliferação de bactérias patógenas e não patógenas nas superfícies.  

A TNS produz e fornece esses aditivos antimicrobianos, que podem ser aplicados em toalhas de mesa, armários de madeira, recipientes, prateleiras e puxadores plásticos, cerâmicas de vários tipos e até mesmo nas tintas, protegendo cada um dos utensílios que são usados diariamente nas cozinhas, deixando o ambiente mais saudável e menos propício a contaminações.

Podendo aplicá-los em todo tipo de material, devemos nos atentar a todos os ambientes e utensílios que trazem riscos, tornando o ambiente mais saudável e a limpeza do mesmo mais fácil.

Nossos aditivos tem eficiência comprovada por várias normas técnicas, sendo que muitas cobram eficiência contra as bactérias E. coli e S. aureus, que são patógenas e fazem parte das bactérias mais citadas como responsáveis pelos casos de intoxicação alimentar no Brasil e no mundo.  

Como aplicar essa solução?

A TNS oferece aditivos para as mais diversas indústrias como polímeros, têxtil, cerâmicas, calçadista, médico-hospitalar, entre outras e a todas pode apresentar aditivos tanto antibacterianos quanto antifúngicos.  

A aplicação desses produtos não altera o aspecto do material, pois os mesmos são desenvolvidos já com enfoque no setor de destino. Além disso, não é necessária adição novas etapas no processo produtivo para aplicá-los, já que os produtos serão incluídos em uma das etapas já existentes do seu processo, com pesquisa e suporte da equipe TNS.  

Como nos exemplos citados, uma toalha de mesa ou panos de prato podem ter capacidade antimicrobiana por meio da adição de um dos nossos produtos em uma das etapas de banho do tecido, juntamente com corantes ou amaciantes. Uma peça de polímero, seja para uma prateleira da geladeira, para recipientes ou para talheres, por exemplo, pode ser aditivada em várias etapas do processo, como extrusão, injeção, rotomoldagem, sopro, laminação e outros. Um prato ou azulejo de cerâmica podem ter essa capacidade com um aditivo sendo adicionado na etapa de moagem, por exemplo.  

Essas etapas não fazem parte do seu processo produtivo? Seu setor industrial não foi citado? Você ainda quer saber mais sobre os benefícios de aditivos antimicrobianos e como aplicá-los? Entre em contato com a TNS, nós ficaremos felizes em atendê-los!

Escrito por Jaqueline Scharf  e revisado por João Carlos Carrion

Ebook Utensílios de cozinha YUZE - Com proteção antimicrobiana