Entenda os perigos escondidos sob o seu lençol

Entenda os perigos escondidos sob o seu lençol

 

Você pode não enxergar e até mesmo não saber, mas você divide sua cama com milhares de seres vivos todos os dias. Alimentados por restos de pele e sujeiras, as bactérias, fungos e ácaros habitam e se reproduzem no conforto de sua cama. Tais microorganismos podem trazer graves perigos para a sua saúde, como doenças bacterianas, alergias e micoses.

Conheça as 5 vantagens para nossa saúde trazidas pela nanoprata

Boas práticas para manter sua roupa de cama protegida

  • Tome banho antes de se deitar: Passamos o dia expostos à sujeiras e microorganismos. Trazer isso diretamente para a cama não é uma boa ideia.
  • Não coloque bolsas ou sapatos em cima da cama: Mesmo que você não veja sujeira aparente, esses objetos estão repletos de microorganismos prontos para infectar sua cama
  • Lave as roupas de cama pelo menos uma vez por semana: mesmo limpos, perdemos restos de pele, pelos e cabelos enquanto dormimos, e essas matérias orgânicas são alimentos para os micróbios. Então, para eliminar restos de pele e sujeiras, lave as peças separadamente e deixe secar em ambiente arejado
  • Deixe seu quarto arejado: um ambiente seco, ensolarado e arejado é o pesadelo dos microorganismos.
  • Não coma na cama: farelos e restos de alimentos servem de alimento à insetos e microorganismos.
  • Evite que animais subam na cama: apesar de serem parte da nossa família, cães, gatos ou outros animais domésticos devem permanecer fora da cama em que dormimos. Além de soltarem pelos, os animais podem trazer microorganismos ou parasitas (pulgas e carrapatos) para a cama.
  • Não arrume a cama: Estudos da Universidade de Kingston, na Inglaterra, apontam que uma cama desarrumada pode ser uma forma de evitar a proliferação de ácaros. Isto pois ao fazer a cama, ácaros acabam ficando escondidos embaixo dos lençóis, em um ambiente quente e úmido (devido ao calor e suor liberados durante a noite). “Algo tão simples como deixar a cama bagunçada durante o dia pode remover a umidade dos lençóis e do colchão e fazer os ácaros desidratarem e, eventualmente, morrerem”. Engenheiro Stephen Pretlove, Universidade de Kingston.

Lençol antibacteriano

Além das dicas apontadas, uma boa estratégia para manter os micróbios longe da sua cama é utilizar lençóis, fronhas e colchas antimicrobianas.

Essas roupas de cama, que podem ser de algodão, linho ou poliéster, são tratadas de maneira a evitar a proliferação e eliminar bactérias, fungos e ácaros em sua cama.

Algumas das vantagens são:

  • Evita a contaminação e doenças bacterianas;
  • Reduz riscos de alergias causadas por ácaros;
  • Minimiza o mau odor causado pelas bactérias presentes no suor;
  • Aumenta o intervalo entre lavagens, economizando água e conservando o seu lençol como novo por mais tempo;
  • Combate às bactérias causadoras da acne.

 

A TNS pode ajudar a sua empresa a criar uma linha de produtos de cama com a propriedade antibacteriana e deixar seus clientes mais satisfeitos e saudáveis.

Quer saber como? Entre em contato com a nossa equipe

Artigo redigido por Brian Ilkiw e revisado por João Carlos Carrion e Gabriel Nunes

Ebook Nanotecnologia Têxtil - Como a tecnologia pode contribuir para o crescimento da Indústria