5 benefícios de se aplicar os aditivos antimicrobianos em seu produto

5 benefícios de se aplicar os aditivos antimicrobianos em seu produto

A busca pela saúde e bem-estar vem se mostrando cada vez mais presente hoje em dia. Além desta característica, os aditivos antimicrobianos, quando incorporados em produtos como espumas, tecidos, laminados, polímeros, fibras sintéticas, monolíticos, tintas, cerâmicas e outros, promovem não somente benefícios a saúde e segurança das pessoas, como diversos outros.

 

1  – Proteção contra bactérias patogênicas

Todos os lugares por onde andamos e realizamos nossas atividades diárias e corriqueiras, contém, alguns mais e outros menos, bactérias. Estabelecimentos como centros de saúde, hospitais e também locais onde são processados ou armazenados alimentos são muito mais suscetíveis a riscos associados a alta exposição de bactérias, um grande exemplo disso é a contaminação cruzada.

 

2 – Evita a formação de bactérias super-resistentes a antibióticos

As bactérias estão ficando cada vez mais letais, tendo em vista a sua capacidade de adaptação frente aos antibióticos utilizados hoje em dia. Porém, isso não ocorre quando elas se deparam com certos antimicrobianos, devido a diferença do mecanismo de ação, não deixando a possibilidade de mutação por parte das bactérias. A propriedade não-migrante faz com que não se forme um halo de inibição ao redor do princípio ativo, que é onde haveria uma menor concentração do químico e portanto não mataria de fato as bactérias que entrassem em contato nesta determinada região.

 

3 – Inibição do mau odor

Uma das maiores causas do mau odor, principalmente em tecidos e espumas, são as bactérias. Isso ocorre uma vez que elas começam a se proliferar rapidamente e a metabolizar o suor em subprodutos que, eventualmente, geram odor. A forma mais eficaz de combater isso, é a utilização dos aditivos antimicrobianos para inibir essa multiplicação de bactérias.

 

4 – Evita a perda de estoque causado por mofo/bolor

Um dos maiores problemas que ocorrem em indústrias situadas em regiões onde a umidade relativa do ar é muito alta, é o crescimento de fungos nos produtos estocados ou até mesmo durante o transporte deles. Dois grandes exemplos de segmentos que sofrem com essa adversidade é a indústria de laminados e a têxtil. O investimento em uma tecnologia antimicrobiana acaba sendo mais vantajoso ainda por, além de garantir uma maior segurança e proteção ao consumidor, evitar custos com perdas de produtos.

 

5 – Aumento da vida útil do produto

Com o tempo, certos produtos vão perdendo as características que tinham de quando eram novos, e isso ocorre em alguns casos devido a degradação por ação de microrganismos. Com o tempo as propriedades mecânicas e visuais de certos produtos, como alguns polímeros e tecidos por exemplo, não são as mesmas. Uma forma de garantir uma boa qualidade por mais tempo é inibindo a ação desses microrganismos e uma excelente forma de assegurar isso é se utilizando de antimicrobianos.

Ebook Bactérias e Fungos