Revella Agritech e Biosul Fertilizantes: Tecnologia em aditivos que inovou no mercado de fertilizantes

BLOG_Revella e biosul

Sempre buscando inovar o portfólio com tecnologias e aditivos que atendam as necessidades das indústrias e dos produtores, a Biosul Fertilizantes e a Revella Agritech firmaram uma parceria de sucesso que perdura por anos.

Há mais de 19 anos no mercado de fertilizantes a Biosul atua no segmento de nutrição vegetal, tecnologias de aplicação e insumos biológicos, sendo pioneira no uso de extratos vegetais e aminoácidos em grande parte de suas formulações.

Da mesma forma a Revella Agritech é uma spin- off da TNS Nano, pioneira em desenvolver tecnologias e aditivos sustentáveis em tamanho micro e nanométrico para os diversos segmentos do agro. 

Com os objetivos alinhados, a parceria prosperou, rendeu frutos que crescem cada dia mais.

Unindo esforços para desenvolver tecnologias e aditivos inteligentes que tornem os meios de produção mais eficazes e produtivos, a fim de garantir mais segurança desde o produtor rural até o consumidor final. 

Leia mais em: Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

Sobre a Biosul

A Biosul Fertilizantes é uma indústria brasileira, sediada na cidade de Vacaria, RS, Brasil. 

Ao longo dos anos de atuação nunca deixou de modernizar-se e investir em novas tecnologias, colocando a ciência a serviço da natureza, para oferecer as melhores soluções para todos os tipos de culturas.

Nesse sentido, possui um amplo portfólio contempla mais de 60 produtos para grãos, fruticultura, hortigranjeiros e flores, dentre outros produtos. 

Tadeu Pontalti, CEO da Biosul Fertilizantes, buscava por produtos inovadores no setor de fertilizantes, e principalmente, produtos que fossem rentáveis e sustentáveis. 

O empresário, acompanhava diariamente as novidades no setor, foi então que conheceu os produtos da Revella e a parceria começou! 

A ideia principal é levar para o campo produtos com ação e performance potencializados, que aumentem a produtividade e vigor das lavouras. 

Atualmente a parceria cresceu, evoluindo para desenvolvimento de novos produtos, novos testes e aplicações além de cursos, feiras e eventos. 

Saiba mais em: Biosul, a história.

Por dentro da Revella

Um dos maiores desafios da Revella foi desmistificar o uso de nanopartículas e o microencapsulamento de ativos no setor agro. 

Pouco se sabe sobre as vantagens da nanotecnologia aplicada em produtos como fertilizantes, adjuvantes e outros, o que torna o trabalho da Revella ainda mais importante.

Nossas tecnologias e aditivos consiste em materiais nanoparticulados, isto é, com partículas de dimensões nanométricas, que possuem características distintas de suas versões microparticuladas. 

Imagem: Escala comparativa de materiais

E qual o benefício para o agro?

O pequeno tamanho das partículas melhora a superfície de contato, e o resultado é que as plantas absorvem mais nutrientes, mesmo em menor quantidade.

Nesse sentido, a liberação do princípio ativo pode ser realizada de forma lenta, tornando os processos mais eficientes e eficazes. 

Essa ação se reflete na formulação final, beneficiando as formas de absorção bem como a translocação dos princípios ativos pelas estruturas vegetais.

Leia mais em: Nanotecnologia no agro: como a Revella influencia o segmento

Novos desafios e novas oportunidades

A partir dos desafios vieram as oportunidades, sabemos que diferentes pontos de vista nos levam a olhar para novos caminhos.

Como na maioria das lavouras e culturas (principalmente monoculturas), é indispensável a utilização de produtos químicos, sejam eles para o tratamento de sementes, manejo de solo, adubação de base, adubação foliar, defensivos agrícolas e até mesmo no pós-colheita. 

Por que não tornar o uso destes produtos, mais otimizado, consciente e sustentável?

Isso foi o que aconteceu, com a incorporação das tecnologias e aditivos da Revella ao produtos da Biosul, agregamos vantagens e diferenciais, resultando no aumento do potencial produtivo das lavouras bem como facilitando a vida do produtor rural.

Leia mais em: Biológicos no agronegócio, conheça a ciência que está por trás

Sucesso de vendas

Hoje o mercado conta com produtos de alta tecnologia, como é o caso do Velus e +QOil.

O +Velus possui uma solução nanotecnológica estabilizada em extratos vegetais, que contribui com o crescimento das plantas, além de ser fundamental para o metabolismo vegetal e formação da clorofila. 

A sinergia da fórmula da Biosul com o aditivo Arbo também intensifica o sabor e a cor dos vegetais e das flores, além de atuar como ativador de enzimas em múltiplas rotas de importantes funções nas plantas, como na fotossíntese e respiração.

Já o + Q Oil contém nanopartículas cobre, que contribuem com a disponibilidade desse micronutriente para as culturas.

A combinação de Cyprium com esse adjuvante, constituído de óleo vegetal emulsificante, não causa fitotoxicidade nas plantas, sendo uma solução pronta para ser adicionado a caldas de pulverização com outros agroquímicos, como herbicidas, fungicidas, inseticidas, acaricidas, reguladores de crescimento e fertilizantes foliares. 

Baixe nosso ebook: Tecnologia no tratamento de sementes

O agro não para!

Quando duas empresas se unem com um único propósito, os resultados são surpreendentes!

A Revella Agritech oferece diferentes produtos para o agro, como: Arbo, Cyprium, Larvshield, e o Revella test

Sendo pioneira no mercado de nano e biotecnologias para o agronegócio, com certificados e laudos que  comprovam sua segurança e eficácia dos seus produtos. 

Além disso, a Revella busca sempre contribuir com o  sucesso dos clientes, e na tecnificação da agricultura em diversas etapas da cadeia produtiva.

Sabemos que estamos no caminho certo, quando temos clientes como a Biosul. Empresas que juntas não medem esforços para ver a evolução do agronegócio brasileiro.

É esta a transformação que queremos levar para o mundo, tecnologias inteligentes, para o agronegócio, promovendo a saúde e bem-estar para sociedade e meio ambiente.

Leia mais em: Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella Agritech no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Como aumentar a produtividade e qualidade da aquicultura?

Desenvolvimento de tecnologias que reduzam perdas além de aumentar a produtividade, qualidade e sanidade da aquicultura, são peça-chave para o crescimento do setor.

A aquicultura tem crescido e aumentado muito sua participação na economia do país. 

Sendo observado, em 2021, um aumento de 4,7% na criação de peixes em cativeiro no Brasil, com um faturamento de aproximadamente R$ 8 bilhões. 

No entanto, os peixes cultivados são suscetível a perdas por doenças infecciosas, manejo inadequado e má gestão, o que pode diminuir significativamente os lucros da atividade.

 Leia mais em: Nanotecnologia no setor agro: como a Revella influencia o segmento

O que é Aquicultura?

Antes de mais nada, de acordo com a FAO, a aquicultura é definida como a prática que abrange todas as atividades relacionadas ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, plantas aquáticas, répteis e anfíbios.

Sobretudo, a aquicultura utiliza dos conhecimentos de biologia, genética, ecologia e zoologia.

Além de conhecimentos de áreas como engenharia de pesca, tecnologia de alimentos, sociologia, economia e da própria engenharia de aquicultura.

Portanto, esse segmento se destaca como importante modo de produção de alimentos no mundo, tanto como atividade de subsistência quanto como atividade comercial. 

Mercado de produção Aquícola

Atualmente, tem se observado um crescente desenvolvimento do setor aquícola

Em outras palavras, desde 2020, as produções pesqueira e aquícola atingiram um recorde histórico de 214 milhões de toneladas, cerca de US $424 bilhões.

Sendo está produção 60% acima do que a média observada na década de 1990.  

Nesse sentido, as operações da aquicultura representa atualmente cerca de 99% das algas marinhas consumidas no mundo, 90% das carpas e 73% dos salmões. 

Tilápias, mariscos, caranguejos, bagres e lagostas criadas, representam 50% do que chega à mesa do consumidor.

Só no Brasil, a expectativas de crescimento é de 104% até 2025, devido ao incentivo às pesquisas que vão estimular o desenvolvimento de tecnologias que irão refletir no aumento de produtividade e sanidade do setor.

Da mesma forma, o consumo de produtos da aquicultura deverá aumentar 15% até 2023, atingindo a marca de 21,4 kg per capita.

Leia mais em: Revella Agritech: Nano e Biotecnologias para o agro.

Aumentar a produtividade na aquicultura para combater à fome

Quando falamos de Aquicultura, vemos que a produção deste setor se destina prioritariamente ao consumo humano.

Só então, os seus subprodutos ou resíduos (esqueleto, cabeça, escamas e víceras) são transformados em farinhas, que é utilizada para produção de ração animal.

A FAO destaca que a aquicultura é uma atividade que tem como missão garantir a qualidade alimentar, o fornecimento proteico, a nutrição e a geração de empregos para a população.

Em outras palavras, devemos continuar trabalhando para apoiar o crescimento da população mundial, seja por meio da produção de alimentos ou da geração de empregos.

O desenvolvimento de tecnologias para aumentar a sanidade e produtividade na aquicultura deve ser foco dos mais diferentes setores econômicos, devido sua importância social.

Nesse sentido, também é fundamental garantir o progresso do setor, priorizando a sustentabilidade das reservas e ecossistemas, protegendo os meios de subsistência a longo prazo. 

Leia mais em: Biológicos no agronegócio: conheça a ciência que está por trás 

Pesquisas aquícolas: contribuindo para a produção e sanidade dos sistemas

Atualmente, as pesquisas na área aquícola buscam respostas que contribuam para o aumento da produção e sanidade dos sistemas, a fim de contribuir com a valorização do setor.

Em outras palavras, o foco desses estudos está em métodos de manejo, sanidade e alimentação que possibilitem aumentar a produtividade da aquicultura com baixo impacto econômico e ambientais.

Uma das grandes dificuldades da aquicultura atual está em conter a disseminação de doenças, principalmente as causadas por bactérias que podem oferecem risco tanto a produção quanto a saúde do consumidor.

Nesse sentido, métodos envolvendo vacinação e uso de antibióticos podem ser aliados para no controle dessas infestações.

Porém, as boas práticas de manejo relacionadas a alimentação, qualidade da água, oxigenação e redução da carga orgânica nessas estrutura, contribuem para a sanidade dos sistemas de cultivo, sendo prioridade de uso pelos produtores.

Pesquisas com o uso da nanotecnologia tem mostrado promissor na melhora da saúde dos peixes criados em sistemas aquícolas, podendo ser mais um importante aliado nos sistemas de manejo.

Atualmente, sensores nanotecnológicos altamente seletivos para detecção de patógenos em água podem ser utilizados na aquicultura, podendo contribuir para otimização dos processos produtivos.

Leia mais em: Revella test:  Biossensores para detecção de Salmonella spp.

Inovação e tecnologia: avanços no setor produtivo

Em primeiro lugar, deve-se lembrar que inovação, tecnologia e produção são conceitos que hoje andam lado a lado.

Atualmente, os recursos disponibilizados pelo mercado tecnológico têm se traduzido em aumento de produtividade, qualidade e otimização de processos trazendo benefícios para todo o setor. 

Nesse sentido, a nanotecnologia pode ser vista como importante recurso que aparece cada vez com mais frequente nas diferentes etapas da cadeia produtiva.

Aliando conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico, a Revella Agritech oferece soluções que atendem as demandas de sanidade do setor de forma eficiente e sustentável.

Com soluções antimicrobianas à base de nanotecnologia, as soluções da Revella são inovadoras e se diferenciam no setor tanto auxiliando no combate de agentes patogênicos quanto na inibição de infecções cruzadas

Para saber mais sobre esta e outras tecnologias desenvolvidas pela Revella.

Entre em contato com a gente por aqui, nossa equipe de especialistas estará pronta para atendê-lo.

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella Agritech no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

O uso de tecnologias na agricultura tem se feito necessário devido o aumento da demanda por produtividade nas lavouras.

Ao mesmo tempo, cresce a demanda por cuidados ambientais, passando a ser objeto de discussão das principais autoridades mundiais.

Nesse sentido, a Revella Agritech vem desenvolvendo soluções químicas que ofereçam melhorias ao mercado, priorizando o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

Leia mais em: Cobre na agricultura: micronutrientes essenciais para as plantas

A importância da agricultura no mundo

A importância da agricultura vem de mais de 12 mil anos atrás, quando essa prática foi uma das responsáveis pela formação das primeiras civilizações.

Desde então, é dessa prática que a população mundial faz a obtenção de alimentos ou de matéria-prima para a produção de bens de consumo.

Assim como, possui uma expressiva importância econômica em países como o Brasil que tem 24,8% do seu PIB de origem agrícola (CEPEA - Esalq/USP).

Contudo, essa expressiva participação sofre variações anuais, muitas vezes causada pela alta dos valores dos insumos para a agropecuária e para a agroindústria.

Sendo esse o principal motivo para o desenvolvimento de novas tecnologias nacionais que resulte na manutenção da estabilidade econômica e independência de insumos externos.

Leia mais em: Revella Agritech e Biosul Fertilizantes: Tecnologia em aditivos que inovou no mercado de fertilizantes

Crescimento e uso de tecnológico na agricultura

O desenvolvimento e uso de tecnologias na agricultura é essencial para que o setor continue desempenhando seu papel na produção mundial.

Por esse motivo, vem crescendo a demanda pelo desenvolvimento de pesquisas geradoras de conhecimentos que tragam esclarecimento sobre os processos e produtivos e seus desafios.

Nesse sentido, é necessário garantir produtividade com qualidade através de tecnologias e inovação que tragam impactos positivos ao setor e ao ambiente.

Ou seja, o investimento em pesquisa deve refletir na produção, como observado nos últimos 20 anos em que a safra de grãos sofreu um aumento de 120,2 milhões para 310,6 milhões de toneladas.

Juntamente com a produção, a área plantada passou de 43,7 milhões para 76,7 milhões de hectares.

Sendo esse crescimento não proporcional, o que reflete na melhora da eficiência das áreas devido as novas tecnologias, resultando em um menor impacto ambiental.

Leia mais em: Nanotecnologia no agro e o papel da Revella

Desafios das tecnologias no aumento de produtividade

Na década de 1960 nosso país passou pelo movimento chamado Revolução Verde, responsável por transformar a agricultura brasileira.

Esse movimento levou tecnologias ao campo possibilitando o aumento de produtividade que elevou o Brasil para um novo patamar produtivo.

No entanto, devido ao avanço das discussões sobre preservação ambiental novamente esse movimento tem surgido.

De acordo com a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), cerca de 70% das propriedade agrícolas do país, adotam algum tipo de inovação tecnológica.

Nesse sentido, o desafio atual está em vencer a barreira de preconceitos existente sobre tecnologias como as nanopartículas.

Provando ao setor que é possível fazer seu uso, trazendo benefícios aos cultivos com baixo impacto econômico e ambiental.

Leia mais em: Nanopartículas em frutos: Conheça os benefícios

Por que investir na tecnologia Arbo?

Muito se sabe que o mercado agrícola se compõe de uma base conservadora, e não há como negar que a transformação digital é a resposta para superar os principais desafios atuais do agronegócio.

Nesse sentido, o investimento no uso de tecnologias na agricultura significa acompanhar as demandas e necessidades do mercado.

O Arbo AQ 010 é um aditivo sustentável, estabilizadas com extratos de plantas.

Além disso, possui formulação estável, sem resíduos ou elementos- traço acumulados nas estruturas morfológicas das plantas.

Ou seja, é uma tecnologia inovadora que agrega valor e performance aos insumos agrícolas.

Leia mais em: Tecnologia no tratamento foliar

Quais os benefícios da tecnologia Revella Agritech?

A Revella Agritech investe em soluções tecnológicas de ponta para ofertar produtos de qualidade que agregam maior produtividade e lucratividade ao produtor brasileiro. 

Nesse sentido, nosso portifólio conta com inúmeras soluções para agregar ainda mais qualidade ao seu produto.

Leia mais em: LarviShield: Controle de pragas e doenças

Quer saber como podemos ajudar?

Acesse nossa página e conheça as nossas soluções nano, micro e biotecnológicas.

Entre em contato com o nosso especialista e juntos podemos oferecer qualidade produtiva com sustentabilidade.

Gostou do post?

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais! Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e siga a Revella no LinkedInFacebook e Instagram.

Nanotecnologia no agro e o papel da Revella

Você já ouviu falar de nanotecnologia no agro? A princípio esse termo pode parecer futurista, mas essa tecnologia já é realidade para inúmeros setores da indústrias e a Agro não fica de fora.

Entende-se como nanotecnologia a ciência que estuda e trabalha com partículas equivalentes a 1 bilionésimo de um metro, sendo essa característica responsável por maior eficiência desses materiais.

Brasil no cenário mundial de produção agrícola

Não é novidade que o Brasil ocupa um importante espaço na produção agrícola mundial.

A presença de territórios férteis, disponibilidade de recursos hídricos e as condições climáticas tornam nosso país peça-chave para a produção mundial.

Além disso, o investimento no estudo e desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao mercado, contribui também para que o Brasil ocupe esse espaço de grande importância.

Como prova disso, em 2022 pesquisadores da Embrapa publicaram um documento com um compilado de dados publicados pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) que traz informações sobre o agronegócio brasileiro no ano de 2021.

O documento “O Agro no Brasil e no Mundo, edição 2022” apresenta informações que colocam o Brasil como:

Apesar dos resultados apresentados, são muitos recursos naturais que contribuem para o atual cenário agro brasileiro, podendo esses tornar-se limitados ao longo dos anos.

Sendo assim, é necessário o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a maior produção com menos uso desses recursos.

Como produzir mais com menos?

Essa é uma pergunta presente nas principais discussões sobre a produção agropecuária. 

Como produzir mais com menor uso de insumos, menor gasto energético, menor degradação ambiental, menor uso de área, menor tempo, menor investimento…

Ou seja, são inúmeros os parâmetros que buscam a resposta para essa pergunta, sendo possível vislumbrar um futuro promissor para a nanotecnologia no agro.

As linhas de aplicações da nanotecnologia no agro são inúmeras e buscam atender o mercado com soluções que contribuam com o aumento de eficiência de fertilizantes, agroquímicos e o uso de nanosensores nos mais diferentes etapas da cadeia produtiva.

Essas soluções contribuem para o aumento produtivo com menor uso de recursos.

Além dos benefícios trazidos em aspectos produtivos o auxílio na remediação de problemas ambientais como degradação de solo, cursos d’água também são de grande importância para a agro.

Ou seja, todos os benefícios citados contribuem com o objetivo de produzir mais com menos e produzir de forma mais sustentável.

Saiba mais em: Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

Pesquisas brasileiras com nanotecnologia no agro

Tendo em vista o potencial associado a nanotecnologia no agro o governo brasileiro passou a financiar programas de desenvolvimento de nanotecnologias.

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária),  juntamente com o LNNA (Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio) e outras 53 instituições, formam a rede Agronano

Rede composta por diversos pesquisadores brasileiros e abrange todo o território nacional.

De acordo com a Embrapa, nos próximos anos, o avanço de pesquisas relacionadas à nanotecnologia no agro e as suas aplicações trarão impactos para a vida de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Nanotecnologia no agro e suas aplicações

Como já exposto anteriormente, a nanotecnologia agrega valor ao agronegócio através do incremento produtivo e auxílio na remediação de impasses ambientais.

Além disso, a otimização de processos produtivos é outro importante benefício da nanotecnologia, o que contribui para a redução dos custos de produção.

Existem diversas formas de aplicação da nanotecnologia dentro da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.

Dentre eles os que têm ganhado maior destaque nos últimos anos são os métodos de desenvolvimento de nanopartículas e nanoencapsulação para liberação controlada dos aditivos.

Nesse sentido, o desenvolvimento de novas tecnologias contribui com a redução do uso de defensivos químicos e maior eficiência no uso de fertilizantes, e é neste contexto que a nanotecnologia e a Revella Agritech tornam-se grandes aliados da agro.

Leia mais em: Revella Agritech e Biosul Fertilizantes: Tecnologia em aditivos que inovou no mercado de fertilizantes

Soluções nanotecnológicas da Revella Agritech para o mercado agro

Conforme as demandas do mercado agro foram surgindo a Revella Agritech passou a desenvolver aditivos que visam otimizar a performance de insumos agrícolas.

Com variedade de produtos e aplicações para o agro, e em constante pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias, a Revella possui portfólio que se adapta às mais diferentes aplicações e produtos presentes na agroindústria.

Dentre as soluções já existentes no portfólio, os aditivos da linha foliar atuam através do efeito sinérgico com ativos de produtos comerciais favorecendo o desenvolvimento saudável das culturas tratadas.

Da mesma forma, os aditivos da Linha Seed, desenvolvidos para o tratamento de sementes, atuam em sinergia com produtos comerciais, potencializando os benefícios para parâmetros de germinação, vigor e desenvolvimento de raiz.

Assim como a Linha Foliar e a Linha Seed as Cápsulas Larvicidas, auxiliam no combate e controle de insetos, mosquitos e larvas através de sua formulação baseada em ativos de origem vegetal.

Os Biossensores nanotecnológicos da Revella proporcionam ao mercado testes qualitativos para a rápida detecção de Salmonella sp. em produtos como proteínas e grãos, contribuindo para a otimização de processos e redução de custos na cadeia.

Baixe nosso e-book: Revella test:  Biossensores para detecção de Salmonella spp.

Principais Vantagens de utilizar produtos Revella

Ainda não está totalmente convencido dos benefícios da nanotecnologia no agro e dos produtos Revella Agritech

Segue uma lista que vai te fazer ter certeza!

Baixe nosso ebook: Uso de nanopartículas como inibidores de etileno pré-colheita

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella Agritech no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Cobre na agricultura: micronutrientes essenciais para as plantas

Cobre na agricultura: aditivos essenciais para as plantas

Cobre é o metal mais versátil da Terra, sendo utilizado nas mais diversas aplicações.

Além de ser essencial para o nosso corpo, também é indispensável para vários setores da indústria, por exemplo, na construção civil, na fabricação de objetos, e na agricultura é fundamental para o desenvolvimento e metabolismo dos vegetais.

Do mesmo modo, o cobre na agricultura além de ser vital para as plantas, possui uma função importantíssima  na fisiologia vegetal, aumentando suas defesas naturais, o que acaba por se tornar um importante aliado no controle de doenças e agentes patógenos, agindo por diferentes mecanismos.

Enquanto isso, na pecuária, o cobre pode ser usado junto à nutrição animal, promovendo a redução dos riscos de contaminação cruzada nos rebanhos e consequentemente nos humanos.

Leia mais: Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

Essencial para a vida

Em primeiro lugar, o cobre é um micronutriente inorgânico, sendo necessário para quase todos os organismos vivos, incluindo humanos, contribuindo com inúmeros processos metabólicos.

Bem como, auxilia no metabolismo energético, atua no sistema imunológico, no transporte de ferro no organismo, atua como antioxidante protegendo contra os danos causados pelos radicais livres e muito mais.

O cobre é encontrado nos mais diversos alimentos, inclusive no leite materno, sendo indispensável para nossa alimentação.

Por outro lado faz parte de 18 tipos de enzimas dentro do nosso organismo, é um integrante enzimático importante (cupro enzimas) tanto como componente quanto como cofator.

Do mesmo modo, nas reações de oxirredução, onde ocorre transferência de elétrons entre átomos, o cobre atua como intermediário dessa transferência.

Baixe o E-book: Tecnologia no tratamento de sementes: TS e TSI

A história do cobre

A princípio, um dos registros mais antigos sobre o uso do cobre, está no papiro de Edwin Smith, um texto de medicina da antiguidade egípcia.

Esse texto médico foi escrito entre 2600 e 2200 antes de Cristo, onde descreve o uso do cobre para esterilizar ferimentos torácicos, e também para ter água potável.

Ao mesmo tempo, diversos povos, como, os gregos, romanos e astecas, tratavam doenças pulmonares, intestinais e queimaduras com auxílio do cobre.

Porém, a sua utilização ficou popular na medicina a partir do século XIX, tornando-se conhecido como um importante agente antimicrobiano.

O cobre foi o primeiro metal a receber tal reconhecimento e status.

Leia mais: Biológicos no agronegócio

Por que o cobre e como ele funciona?

Sobretudo, sabe-se que o cobre é fundamental para o desenvolvimento vegetal, atuando de diferentes formas no metabolismo da planta, em outras palavras, o cobre possui um elétron livre na órbita mais externa de seu átomo, tal configuração facilita diversas reações. 

Distribuição de carboidratos, participação em enzimas, fotossíntese, metabolismo de proteínas, fixação de nitrogênio, respiração, reprodução das plantas, lignificação das plantas, lignificação da parede celular, aumento de resistência a condições temporais adversas, influência na permeabilidade dos vasos do xilema, influência na floração e frutificação, além de ajudar  nos mecanismos de resistência a doenças, são algumas das funções atuantes do cobre nos vegetais.

Devido a essas características, o cobre é um importante aliado no combate a patógenos em várias frentes.

O cobre possui íons ou partículas eletricamente carregadas, quando liberadas atacam a membrana externa dos vírus, bactérias ou fungos, promovendo sua ruptura.

E, uma vez que essa membrana é rompida, os íons destroem o material genético dentro desse patógeno.

Em suma, o cobre gera radicais livres capazes de danificar o DNA/RNA de bactérias ou vírus, impedindo sua replicação.

Agregando valor ao Cobre na agricultura

Com tantos estudos que comprovam os benefícios do cobre, por que seu uso não é mais conhecido na agricultura?

Ao mesmo tempo que o cobre é uma metal de grande biodisponibilidade, o que dificulta a sua popularização é o custo.

Contudo, com o surgimento de novas tecnologias, é possível utilizar o cobre de maneira econômica e eficaz.

Leia mais: Nanotecnologia no agro: como a Revella influencia o segmento

Desafios e benefícios do cobre

Já não é mais uma novidade que o cobre na agricultura possui um importante papel nutricional, fisiológico e protetivo.

A proteção gerada pelo cobre ocorre de duas formas, interna e externa.

Proteção interna é gerada devido a participação do cobre nos mecanismos de defesa induzida da planta, como a produção de lignina e a síntese de proteína relacionadas à defesa, bem como enzimas hidrofílicas e fitoalexinas que são compostos químicos com propriedades antimicrobianas produzidos pelas plantas quando em condições de ataques fitopatogênicos, dificultando seu crescimento e desenvolvimento.

Proteção externa  ocorre devido ao efeito letal do íon de cobre aos esporos dos fungos. Bloqueando a respiração celular quando absorvido pelas mitocôndrias, além de causar lesões na parede celular dos esporos, provocando a perda de sais, levando o fungo à morte.

Baixe nosso e-book: Tecnologias no tratamento foliar

Tecnologia Revella

A tecnologia Revella ao utilizar os íons de cobre garante a atividade fisiológica potencializada.

Os aditivos à base de cobre reduzem significativamente a quantidade de insumos agrícolas utilizados na agricultura considerados tóxicos.

Quando incorporado, é capaz de promover uma maior eficiência nas formulações.

Ademais, sua incorporação é de forma estratégica e facilitada em diferentes materiais, matrizes e ambientes.

A Revella Agritech possui princípios e processos da Química Verde, o que garante a redução dos impactos no meio ambiente sem perder a eficácia de nossos produtos.

Conclusão

A Revella Agritech investe em soluções tecnológicas de ponta para ofertar produtos de qualidade que agregam maior produtividade e lucratividade ao produtor.

O Cyprium é um aditivo composto por íons de cobre estabilizados com moléculas especiais que tem por intuito promover sinergia entre as formulações agregando uma melhora no mecanismo metabólico das plantas.

Conheça o poder e a versatilidade do cobre para a agricultura. 

Entenda as vantagens e como é possível agregá-las no agronegócio!

Gostou do post?

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais! Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella Agritech no LinkedInFacebook e Instagram.

Aditivos Revella: tecnologias agrícolas para cultivo de milho

Condições climáticas e uso de tecnologias agrícolas destacam o Brasil como grande produtor e exportador de grãos

Nesse cenário, o milho se destaca como uma das culturas com maior participação no mercado nacional e internacional.

Além disso, o investimento no desenvolvimento de soluções que tragam melhorias tecnológicas aos insumos possibilita o aumento da produtividade ano após ano.

Diante disso, a Revella Agritech oferece o que há de melhor em inovação na indústria através de tecnologias agrícolas que contribuem com o desenvolvimento do agronegócio.

Cultura do milho no Brasil

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), para a safra de 2022/2023, espera-se que o Brasil produza 124 milhões de toneladas de milho, valor 9% maior que a produção da safra 2021/2022.

Enquanto a maior parte dos produtores mundiais possuem limitações ambientais, nosso país é capaz de cultivar e armazenar este grão durante todo o ano.

Inicialmente, apenas a safra de verão possuía destaque, mas com o desenvolvimento de diferentes tecnologias agrícolas, tornou-se possível o cultivo do milho em diferentes regiões e períodos, constituindo importante fonte geradora de empregos.

Logo, o milho torna-se uma cultura de importância diversificada, destacando-se não somente como matéria-prima para alimentação humana mas também para a produção de etanol e ração animal.

Leia mais em: Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

A importância do milho na alimentação

Assim como tantas outras espécies, o milho possui grande importância na alimentação humana e animal.

No contexto da alimentação humana, esse pode ser incluído na dieta na forma de farinha, grão ou até mesmo como base para diversos produtos alimentícios.

Este grão é um alimento com alto valor nutricional, fonte de macro e micronutrientes, proteínas, carboidratos, carotenóides, vitamina E, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e fibras.

Como resultado, a ingestão desse alimento auxilia no equilíbrio das atividades do corpo, prevenindo doenças degenerativas, cardiovasculares, além de danos neurológicos e câncer.

Estima-se que a produção de milho brasileira destinada para a alimentação humana é menos de 20%.

Já a alimentação animal demanda de 60 a 80% da produção de milho, segundo a Embrapa.

Logo, é possível observar o uso desse grão em propriedades de pequeno, médio e grande porte, seja na forma de farelo, grão ou ração.

Diversos são os fatores que fazem o milho ser considerado um alimento com alta qualidade e baixo custo, servindo de base para alimentação humana e animal.

Nesse sentido, a Revella Agritech deseja contribuir com o aumento da produtividade, uma vez que visualiza uma demanda contínua por este cereal.

Leia mais em: Nanopartículas em frutos: Conheça os benefícios

Produção nacional de etanol de milho

A alta versatilidade faz com que o milho se destaque como matéria-prima para a produção de etanol.

O cenário agrícola para o cultivo de milho está em expansão, com crescimento 800% nos últimos 5 anos chegando a uma produção de 4,5 bilhões de litros na safra 2022/2023.

Segundo a Unem (União Nacional do Etanol de Milho), a produção de etanol de milho deve chegar a 10 bilhões de litros até 2030, aumentando sua participação no mercado nacional.

Enquanto a cana-de-açúcar possui limitações quanto ao seu cultivo e armazenamento, o milho possui cultivares adaptadas, permitindo cultivo e armazenamento durante todo o ano.

Logo, este biocombustível, a base de milho, torna-se um importante aliado na transição energética de baixo carbono, mitigando as emissões de gases de efeito estufa.

As altas demandas internas e externas comprovam a necessidade de desenvolvimentos que proporcionem aumento de produtividade, tornando os aditivos Revella indispensáveis.

Baixe o E-book: Tecnologias no tratamento foliar

Desafios no cultivo de milho

Desafios como pragas e doenças estão entre os principais problemas da produção nacional de grãos.

Atualmente a cigarrinha do milho é uma das principais causadoras de perdas, podendo chegar a até 70%.

Neste cenário, especialistas buscam soluções tecnológicas que possam auxiliar no manejo e redução da ação desses insetos

Por isso, na agricultura convencional os inseticidas são comumente utilizados nas lavouras de norte a sul do país.

Segundo o Siagro (Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Estado do Paraná), na segunda safra de milho de 2021/2022, somente no estado do Paraná, 2,3 milhões de litros de inseticidas foram consumidos.

No entanto, um dos grandes problemas do alto uso de agroquímicos é a seleção de organismos resistentes, que tornam seu manejo cada vez mais difícil.

O investimento em manejos culturais que tornem as plantações mais saudáveis é o foco, e neste cenário a Revella pode auxiliar o agronegócio levando tecnologias agrícolas para o segmento.

Leia mais em: Nanotecnologia no setor agro: como a Revella influencia o segmento

Tecnologias agrícolas são o futuro do agro

A nanotecnologia já faz parte de inúmeros setores no mercado mundial, sendo esperado o investimento de US$70 bilhões até 2026.

Em contrapartida, no mercado agro a participação de produtos com tecnologias agrícolas como partículas em escala nanométrica ainda possui participação tímida, sendo observado um grande espaço para o desenvolvimento dos produtos do setor.

Sobretudo, essa tecnologia vem se popularizando devido aos inúmero benefícios e aplicações, contribuindo através:

Os benefícios trazidos pela nanotecnologia tornam essa tecnologia uma tendência para os próximos anos.

A Revella enxergando o potencial desse mercado, investe no presente desenvolvendo tecnologias agrícolas com o uso de micro e nanotecnologias em diferentes aplicações.

Leia mais: Como aumentar a produtividade e qualidade da aquicultura?

Potencialize seus produtos e ganhe mais produtividade

Os aditivos Revella tem eficiência comprovada, potencializando os resultados dos insumos agrícolas.

Os resultados em lavouras de milho comprovaram que o uso de Cyprium junto aos adubos foliares aumentou a produtividade em 30%.

Do mesmo modo, a sinergia entre ativos resultou na queda de 15% na incidência de ferrugem, comprovando mais uma vez a eficiência do aditivo Arbo nas lavouras.

Nosso aditivo LarvShield, com suas cápsulas naturais, teve sua eficiência comprovada, auxiliando no manejo de pragas, sem a seleção de resistência.

A tecnologia da Revella garante formulações estáveis, com matéria-prima natural, biodegradável e com alta eficiência, contribuindo de forma direta ou indireta a sua lavoura e o ambiente.

Nossos aditivos auxiliam na nutrição, metabolismo e estimulam a resistência das plantas, tornando estas mais aptas ao desenvolvimento.

Portanto, a Revella traz por meio de tecnologias agrícolas, benefícios às lavouras, seja com aumento produtivo ou com diminuição do uso de insumos de forma sustentável sem acúmulo no ambiente.

Leia mais: Biológicos no agronegócio: conheça a ciência que está por trás

Gostou do post?

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de especialistas, e descubra de que forma podemos te ajudar.

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais! Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Nanotecnologia no agro e o papel da Revella

A nanotecnologia no agro possibilita às indústrias de insumos agrícolas otimizar resultados, agregar valor e aumentar sua produção, de forma mais eficiente e sustentável.

Entende-se como nanotecnologia a ciência que estuda e trabalha com partículas equivalentes a 1 bilionésimo de um metro.

Seus benefícios são inúmeros, pois agregam inovação e alta performance quando aplicadas em fertilizantes, adjuvantes e outros produtos agrícolas. inovações, agilidade e precisão nos processos produtivos. 

É visível a crescente busca por aplicações nanotecnológicas nos meios de produção. 

Esta demanda já é uma realidade na cadeia produtiva do agro. 

Leia mais em: Nanotecnologia no setor agro: como a Revella influencia o segmento

Como produzir mais com menos?

Novas tecnologias para um dos setores que mais cresce no Brasil, se tornou imprescindível devido à necessidade de otimização da produção.

Ou seja, produzir mais com menos e produzir de forma mais sustentável.

Com foco nisto que se pode vislumbrar um futuro promissor para a nanotecnologia no agro. 

As linhas de aplicações da nanotecnologia no agro são inúmeras e muito utilizadas hoje em dia. 

Dentre elas, destacam-se algumas principais:

Saiba mais em: Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

Pesquisas brasileiras com nanotecnologia no agro

O Brasil é o maior produtor rural mundial e não fica de fora quando o assunto é nanotecnologia no agro. 

No país existem alguns centros de pesquisas financiados pelo governo, como a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que, juntamente com o LNNA (Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio) e outras 53 instituições, formam a rede Agronano

Essa rede é composta por diversos pesquisadores brasileiros e abrange todo o território nacional.

De acordo com a Embrapa, nos próximos anos, o avanço de pesquisas relacionadas à nanotecnologia no agro e as suas aplicações trarão impactos para a vida de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Nanotecnologia agregando valor

Gerando benefícios na qualidade de vida, incrementando a produção de alimentos por área cultivada.

Além disso, a nanotecnologia no agro otimiza a qualidade dos processos agroindustriais, reduzindo custos de produção e produzindo de forma mais eficiente.

Saiba mais sobre: Biológicos no agronegócio: conheça a ciência que está por trás

Nanotecnologia no agro e suas aplicações

Existem diversas formas de aplicação da nanotecnologia dentro da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.

Alguns métodos de maior destaque estão no desenvolvimento de nanopartículas e nanoencapsulação para liberação controlada dos aditivos.

As soluções da Revella possuem efeito sinérgico com fertilizantes e defensivos agrícolas, sendo capazes de aumentar seu desempenho e eficácia.

Atualmente, muitas pesquisas estão voltadas para a redução do uso de defensivos químicos e na maior eficiência dos fertilizantes, é neste contexto que a nanotecnologia é um grande aliado no agro.

Leia mais em: Revella Agritech e Biosul Fertilizantes: Tecnologia em aditivos que inovou no mercado de fertilizantes

Papel das nanotecnologias da Revella Agritech para o agro

A Revella desenvolve aditivos de qualidades que visam otimizar a performance de insumos agrícolas.

Com variedade de produtos e aplicações para o agro, e em constante pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias. 

O mercado agro hoje pode contar com aditivos para aplicação foliar que favorecem o desenvolvimento saudável das culturas, auxiliam na melhoria do sistema imunológico vegetal gerando efeito sinérgico na planta.

Por exemplo, aditivos desenvolvidos para o tratamento de sementes que potencializam a eficiência germinativa e o auxílio no controle de microrganismos fitopatogênicos.

Cápsulas Larvicidas que possui em sua formulação ativos de origem vegetal que atuam no combate e controle de insetos, mosquitos e larvas.

Os Biossensores que se tratam de testes qualitativos para a rápida detecção de Salmonella sp. em produtos como: proteínas e grãos.

Baixe nosso e-book: Revella test:  Biossensores para detecção de Salmonella spp.

Principais Vantagens de utilizar produtos Revella

Ainda não está totalmente convencido dos benefícios da nanotecnologia no agro e dos produtos Revella Agritech

Segue uma lista que vai te fazer ter certeza!

Baixe nosso ebook: Uso de nanopartículas como inibidores de etileno pré-colheita

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella Agritech no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Nanotecnologia e a redução de elementos-traço na hortifruticultura

“Os elementos-traço são considerados contaminantes tóxicos, pois esses compostos químicos não são biodegradáveis, e possuem características de bioacumulação em organismos de toda a cadeia alimentar até mesmo para o homem.”

Sabemos que para mantermos uma alimentação saudável é necessário manter uma dieta rica em alimentos diversos.

Frutas e hortaliças possuem local garantido no consumo diário por serem fontes de vitaminas, fibras, minerais e outros compostos bioativos, que são essenciais para a manutenção da saúde e do peso corporal.

Como consequência da crescente procura por hábitos alimentares mais saudáveis, o consumo de alimentos in natura se torna cada vez maior. 

Assim sendo, o uso de fertilizantes e agroquímicos contribuem para garantir grandes volumes de produção.

Vale ressaltar que o uso dessas ferramentas produtivas, quando realizadas de forma irresponsável e impensada, pode causar prejuízos à produção agrícola, ao ambiente e à saúde humana.

Prejuízos esses causados pelo aumento dos custos produtivos, poluição ambiental e acúmulo de elementos-traço no agro com potencial tóxico.

Saiba mais em: Uso de tecnologias para o aumento de produtividade na agricultura

Acúmulo de elementos-traço no meio ambiente

Antes de tudo, a IUPAC (2002) define elementos-traço como metais encontrados em baixa concentração, de caráter μg/g, em solos, plantas e águas subterrâneas.

Dentre as formas de acúmulo desses elementos podemos citar o intemperismo, atividade vulcânica, queima de florestas e a atividade biogênica, sendo fontes naturais de acúmulo dos elementos-traço. 

No entanto, sabe-se que a atividade humana possui uma grande contribuição na geração desses compostos.

Diariamente o setor produtivo também contribui com o aumento destes elementos-traços no agro. 

Isso se dá através do uso de insumos químicos presente na maior parte dos manejos agrícolas.

Leia mais em: Uso de nanopartículas como inibidores de etileno pré-colheita

Manejos na hortifruticultura e o acúmulo de elementos-traço no agro

Antes de tudo, para melhorar nosso entendimento sobre os sistemas produtivos atuais, a agricultura convencional é a principal responsável por garantir produção mundial de matéria-prima e alimentos.

A agricultura convencional utiliza insumos químicos para obter uma produção que atenda às necessidades da população em termos de quantidade e qualidade.

Os adubos minerais, que são a fonte mais comum de macro e micronutrientes essenciais, consistem em sais extraídos de minérios naturais.

Dessa forma, a disponibilidade desses fertilizantes permite a produção de alimentos em grandes quantidades, atendendo a demanda por esses tipos de alimentos.

Conforme mencionado anteriormente, a utilização indiscriminada desses fertilizantes pode comprometer tanto a saúde humana quanto o meio ambiente.

Em virtude desses fertilizantes serem formados por nitratos e sulfatos, quando esses são lixiviados e atingem corpos d'água, esses geram processos de eutrofização causando desequilíbrio desses ecossistemas podendo comprometer a vida aquática.

Essa é apenas uma das consequências trazidas pelo uso excessivo desses compostos.

O uso desses insumos pode ser nocivo, uma vez que seu uso em excesso também pode gerar acúmulo em tecidos vegetais e animais que chegam a alimentação humana de forma direta ou indireta, podendo gerar efeitos tóxicos.

Leia mais em: Nanopartículas em frutos: Conheça os benefícios

Nanotecnologia e a diminuição de elementos- traço no agro

Sobretudo, os elementos-traços são considerados contaminantes tóxicos, pois esses compostos químicos não são biodegradáveis.

Em outras palavras, são elementos que possuem a característica de bioacumulação em organismos de toda a cadeia alimentar até mesmo ao homem.

Mas, de que forma a nanotecnologia e os aditivos Revella podem contribuir para a diminuição dos elementos-traço no agro?

Os aditivos da Revella Agritech contribuem com a redução de elementos-traço no agro, através do uso de insumos nanotecnológicos de alta eficiência.

As soluções Revella possuem alto desempenho com baixas dosagens, contribuindo para a menor exposição do ambiente a esses elementos.

Além disso, esses aditivos são estabilizados por moléculas naturais, como poliflavonóides, sendo soluções capazes de potencializar a ação dos insumos agrícolas, através da sinergia dos ativos de produtos comerciais.

A sinergia observada, contribui para a potencialização do efeito desses produtos, tornando sua ação ainda mais eficiente, podendo, eventualmente, contribuir para um manejo mais econômico.

Outra característica que contribui para a ação eficiente dos aditivos Revella está no auxílio às plantas a se tornarem mais saudáveis e menos suscetíveis às ações abióticas recorrentes no cultivo. 

Para garantir a eficiência de nossos aditivos no aspecto de acúmulo, a Revella realizou a determinação e quantificação de sua nanotecnologia.

Através da técnica ICP-MS, a qual é capaz de atingir limites de detecção ao nível de parte por trilhão, não foram detectados elementos-traço nas estruturas vegetais de diferentes indivíduos de hortaliças tratadas com fertilizantes foliares aditivados com a nanotecnologia, se tornando um produto com uso seguro para o setor alimentício.

Saiba mais sobre: Revella Agritech e Biosul Fertilizantes: Tecnologia em aditivos que inovou no mercado de fertilizantes

Por que você deveria utilizar a tecnologia Revella?

As formulações da Revella potencializam os resultados à campo, têm eficiência comprovada e soluções para todas as etapas do plantio.

São aditivos referência no mercado, pois auxiliam na manutenção e proteção da planta contra ações de patógenos e sem deixar elementos-traço.

Preserva as estruturas morfológicas das plantas e frutas devido a baixa concentração de ativo, sendo de grande importância para esse mercado nacional e global.

Baixe o e-book: Tecnologias no tratamento foliar

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella Agritech no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Como aumentar a produtividade e qualidade da aquicultura?

A aquicultura tem crescido e aumentado sua participação na economia do país, consideravelmente. 

Apenas a criação de peixes em cativeiro no Brasil aumentou 4,7% no Brasil em 2021, com um faturamento de aproximadamente R$ 8 bilhões. 

Entretanto, esta atividade pode apresentar grandes perdas causadas por doenças infecciosas e manejo inadequado, que podem diminuir consideravelmente o lucro da atividade.

Leia nosso blog post completo para saber como as tecnologias da Revella podem te ajudar a aumentar a produtividade e a qualidade da aquicultura.

Baixe o ebook: Revella test:  Biossensores para detecção de Salmonella spp.

O que é Aquicultura?

Segundo a FAO, a aquicultura é uma prática que compreende todas as atividades relacionadas ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, plantas aquáticas, répteis e anfíbios.

Possui implantação em todos os ramos da biologia, genética, ecologia e zoologia.

Incluindo também áreas como engenharia de pesca, tecnologia de alimentos, sociologia, economia e a própria engenharia de aquicultura.

Este segmento destaca-se como importante meio de produção de alimentos no mundo, seja como atividade produtiva de subsistência ou comercial.

Mercado de produção de peixes

Nos últimos dois anos, a pesca e a produção aquícola atingiram um recorde histórico de 214 milhões de toneladas, cerca de US $424 bilhões.

A produção de animais aquáticos em 2020 foi 60% maior do que a média na década de 1990.  

A atividade aquícola atualmente é responsável por cerca de 99% das algas marinhas consumidas no mundo, 90% das carpas e 73% dos salmões. 

Já as tilápias, mariscos, caranguejos, bagres e lagostas criadas correspondem a 50% do que chega à mesa do consumidor.

Só no Brasil, o setor promete um crescimento de 104% até 2025, devido ao incentivo às pesquisas, com um aumento de 15% no consumo, chegando a 21,4 kg  per capita até 2030.

Leia mais em: Revella Agritech: Nano e Biotecnologias para o agro.

Aquicultura no combate à fome

Os peixes produzidos pelo setor de aquicultura, além de serem destinados ao consumo humano.

Também são utilizados na produção de farinhas para a alimentação animal (ração), através de seus subprodutos ou resíduos (esqueleto, cabeça, escamas e vísceras).

A FAO ainda indica que a aquicultura é uma atividade responsável por assegurar a qualidade alimentar, fornecimento proteico, nutrição e emprego para a população.

O trabalho deve continuar para alimentar a crescente população mundial, melhorando a sustentabilidade das reservas e ecossistemas frágeis e protegendo os meios de subsistência a longo prazo. 

A atividade aquícola pode apresentar resultados rápidos para a produção de alimentos visando o combate à fome no mundo. 

Por isso a importância de estudos que garantam seu avanço.

Leia mais em: Biológicos no agronegócio: conheça a ciência que está por trás 

Como prevenir doenças e evitar a contaminação na produção aquícola

Atualmente, alguns métodos são utilizados visando prevenir o aparecimento de doenças, como a vacinação e uso de antibióticos em ração.

 O objetivo é conter a disseminação de doenças, principalmente as causadas por bactérias, mas podem também gerar resistência nos microbióticos. 

Com isso, impactos negativos ao meio ambiente são gerados devido à liberação de resíduos orgânicos e inorgânicos ao sistema. 

Desta maneira, pesquisadores e piscicultores têm procurado outras alternativas para controle e prevenção de doenças. 

O uso da nanotecnologia tem mostrado grande potencial na melhora da saúde dos peixes na aquicultura devido ao seu potencial antimicrobiano.

São utilizados sensores altamente seletivos para detecção de patógenos em água ou através de nanofiltros seletivos para compostos orgânicos e inorgânicos. 

Leia mais em: Nanotecnologia no setor agro: como a Revella influencia o segmento

Tecnologias para avançar no setor

Tecnologia e produção são conceitos que estão atrelados nos tempos atuais, e são garantia de resultados expressos com qualidade. 

O uso promissor da nanotecnologia em toda a cadeia produtiva vem se tornando mais usuais e apresentando resultados produtivos para o setor. 

Unindo conhecimento científico com desenvolvimento tecnológico, a Revella Agritech consegue atender as demandas de sanidade do setor de forma eficaz e sustentável.

Com produtos antimicrobianas à base de nanotecnologia, as soluções da Revella são inovadoras e diferenciadas para o segmento.

Apresentando resultados muito satisfatórios no combate de agentes patogênicos e inibindo contaminações cruzadas. 

Além de apresentar robustez devido a capacidade de suportar altas temperaturas e mudanças de pH do meio.

Para saber mais sobre esta e outras tecnologias desenvolvidas pela Revella.

Entre em contato com a gente por aqui, nossa equipe de especialistas estará pronta para atendê-lo.

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a Revella Agritech no LinkedIn, Facebook e Instagram.