Políticas de privacidade e de cookies

Blog

Afinal, existe demanda antimicrobiana no seu mercado?

A exposição constante à bactérias no nosso dia a dia já não é mais uma novidade. O aumento constante da população e dos centros urbanos contribuem com a rápida proliferação desses microrganismo patogênicos.

 

Mas será que a indústria de materiais deveria se preocupar com este assunto? Existiria uma demanda de antimicrobianos capazes de suprir as necessidades de diferentes produtos e aplicações?

 

Durante alguns surtos foi possível notar que objetos e locais de uso comuns e pessoais, como maçanetas, tomadas, celulares, escovas de dente, podem ser um ambiente com alto potêncial de proliferação e transmissão de bactérias.

 

Por outro lado, os avanços em desenvolvimentos dos antimicrobianos possibilitam cada vez mais suas aplicações em diversos tipos de materiais, podendo ser aplicados desde o recobrimento de superfícies até por incorporação direta, adicionando assim a propriedade antimicrobiana no produto final.

 

Além da preocupação com a saúde humana, a atividade antimicrobiana no material pode contribuir também com o aumento de sua vida útil. Algumas vantagens da propriedade antimicrobiana em produtos, para a indústria:

 

 

Qual seria a razão do interesse de diferentes segmentos do mercado na ação antimicrobiana?

 

A preocupação com infecções e bactérias nunca foi tão evidente, principalmente com a preocupação da resistência à medicamentos que microrganismos desenvolvem ao longo do tempo. Com isso, a adição da funcionalidade antimicrobiana em um produto vem se tornando um grande diferencial no mercado, além de estar alinhado com o interesse quanto à segurança da saúde do consumidor final.