Blog

Antimicrobiano TNS aplicado em implantes odontológicos

Infecções bacterianas como gengivite e periodontite são infecções bucais bastante comuns. Semelhante a essas, as peri-implantites são as que ocorrem em regiões próximas a implantes dentários, fato que também se apresentam com freqüência em pacientes. O combate dessas infecções é comumente feito por antibióticos e seu uso indiscriminado tem gerado o aparecimento de resistência bacteriana.

 

Em uma tese de doutorado realizado na Universidade federal de Santa Catarina, foi comprovado que a utilização do antimicrobiano TNS em implantes dentários previne a formação de biofilme bacteriano.

 

O estudo desenvolvido pelo pesquisador Pereira Neto, avaliou a influência de nanopartículas de prata TNS em baixa concentração, 5 ppm, em um copolímero biocompatível PLGA utilizado em implantes dentários. Foi comprovada a eliminação do biofilme com eficiência acima de 99% (vide imagem abaixo). Tal concentração de nanopartículas de prata apresentou alta viabilidade celular, o que comprova a baixa citotoxicidade*. Além do mais, as nanopartículas não interferiram na adesão celular ao polímero.

 

As nanopartículas de prata TNS se mostram uma alternativa altamente viável para aplicações odontológicas. Entre em contato e venha conhecer nossas soluções!

 

Figura B: Biofilme bacteriano formado sobre o implante. Figura F: Implante tratado com nanopartículas de prata TNS mostrando a eliminação do biofilme. Fonte: Artigo “Neto, A. et al. Nanopartículas de Prata e Lactamas como potenciais agentes antimicrobianos e antibiofilme: estudo in vitro”.

 

Faça aqui o download da tese na íntegra: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122723

 

tns_banner_prata