Blog

ESCASSEZ DE ÁGUA: COMO CONTRIBUIR PARA O COMBATE À ESTA AMEAÇA GLOBAL

A água ocupa aproximadamente 70% da superfície da Terra, desse percentual, 97% é salgada e, consequentemente, imprópria para o consumo. Menos de 3% da água disponível é doce, 2,5% está retida em geleiras. Os 0.5% restantes, disponíveis para consumo estão em aquíferos subterrâneos, muitos inacessíveis até o momento. Apenas 0,04% da água potável do planeta se encontra em rios, córregos e na superfície de forma acessível à população. O consumo de água aumenta pelo menos 1% anualmente em todo o planeta e caso essa projeção se mantenha, até o ano de 2050 nosso consumo anual de água potável será até 30% maior do que é hoje.

O setor agrícola é o maior consumidor de água no mundo, cerca de 70% da água que consumimos é destinada à agricultura. A indústria consome aproximadamente 20% e o restante é consumido nas residências ao redor do mundo. Isto não significa que a água consumida na sua residência não impacte o meio ambiente. Faz diferença sim! Apenas para se ter uma noção, escovar os dentes durante 5 minutos pode gastar de 12 até 80 litros de água. E esta é apenas uma das atividades domésticas que você realiza utilizando água potável.

Limpar a casa, lavar as louças, lavar as roupas ou lavar o seu carro, são exemplos de atividades que realizamos em nosso cotidiano sem perceber o quanto estamos desperdiçando.

sede água escassez economia fresher water

Saiba como fazer a sua parte para mitigar o desperdício

Procure vazamentos: Uma torneira de água gotejando pode consumir até 40 litros de água em um único dia.

Tome banhos rápidos: Um banho de 15 minutos consome 243 litros de água; reduzir o tempo para 5 minutos, pode gerar uma economia de até 162 litros por banho.

Feche a torneira: Tanto para atividades como escovar os dentes quanto para lavar louça, deve-se fechar a torneira. Ao lavar a louça, limpe os restos de comida de pratos e utensílios e só depois abra a torneira para molhá-los. Feche a torneira para ensaboar toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar. Desta forma você reduz o consumo de aproximadamente 117 litros para aproximadamente 20 litros de água. Uma redução de quase 80%!

Troque a mangueira pelo balde: Lavar seu carro durante meia hora utilizando a mangueira pode consumir até 560 litros. Utilizando um balde ao invés da mangueira o consumo pode ser de até 40 litros, gerando uma economia de 520 litros de água, aproximadamente.

Reutilize a água: Para atividades cotidianas como lavar a calçada, por exemplo, tente reutilizar a água de outro processo, como a água do tanque ou da máquina de lavar. Lavar a calçada de sua casa com a mangueira aberta por 15 minutos pode gastar até 279 litros de água.

fresher lava roupas amaciante desinfetante anti odor

Mais roupas por lavagem: Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 5 quilos gasta aproximadamente 135 litros de água a cada lavagem. Espere acumular roupa suficiente para utilizar a capacidade máxima da lavadora.

Fresher

Existem produtos que podem reduzir drasticamente a necessidade de lavagem das suas roupas, com propriedade antibacteriana mantendo suas roupas limpas por mais tempo.

O Fresher é um destes produtos. O aditivo foi desenvolvido pela TNS especialmente para controle de odor em têxteis em geral. Sua tecnologia à base de Silano combate as bactérias que causam maus odores, promovendo bem estar e economia de água, devido a redução da necessidade de lavagens em até 50%.

fresher água economia anti odor bactérias fungos

Outra grande vantagem do Fresher é que ele pode ser aplicado tanto em processos industriais como também na lavagem doméstica, basta incluir o produto no ciclo de lavagem como é feito com alvejantes e amaciantes. O Silano atua para fixação da tecnologia no têxtil, que combate as bactérias causadoras do mau odor. O resultado deste processo é uma redução na quantidade de bactérias e consequentemente redução de maus odores.

Responsabilidade de todos

Apesar de o Brasil ser um país privilegiado, detentor do maior volume de água doce do mundo, mesmo aqui já são perceptíveis os efeitos da escassez. Aproximadamente 75% da água do país está localizada nos rios que formam a Bacia Amazônica, região habitada por menos de 5% da população.

A disponibilidade de água é menor onde a maior parte da população se encontra, grandes centros como São Paulo, por exemplo, estão mais suscetíveis à falta do recurso. Portanto se você vive em zonas urbanas e ainda não sentiu falta deste bem tão precioso, tenha em mente que ao redor de todo mundo, inclusive no Brasil, existem regiões sem acesso a água.

Faça sua parte, promova pequenas mudanças nas suas ações do seu cotidiano, elas farão uma grande diferença para o planeta. Cada gota conta.

Fontes: G1, ONU, Saveh