Blog

Staphylococcus aureus: Conheça riscos e saiba como se prevenir

Nas últimas semanas um assunto foi destaque na mídia aqui no Brasil: o risco de contaminação por microrganismos. O motivo? Um menino de 7 anos de idade foi vítima fatal de uma infecção por bactéria. Arthur Lula da Silva, neto do ex presidente Lula, sofreu uma infecção generalizada causada pela bactéria Staphylococcus aureus.

tudo o que você precisa saber sobre bactérias e fungos

O que poucas pessoas sabem é que essa bactéria é a mais encontrada na pele humana, presente em aproximadamente 20% das pessoas, além de ser encontrada na grande maioria dos objetos que utilizamos no dia a dia.

As infecções causadas pela Staphylococcus aureus podem evoluir rapidamente e se não forem devidamente tratadas oferecem riscos de vida. Os sintomas mais comuns são: febre, mal-estar, dores no corpo, cansaço excessivo e vômitos. Nesses casos é indicado procurar um médico em até 24 horas.

Segundo a OMS, anualmente, mais de 350 mil pessoas morrem em decorrência de infecções causadas por microrganismos.

Como se prevenir?

Em contrapartida a este grave cenário, se prevenir destes riscos é relativamente simples. Basta ter alguns cuidados com a higiene, como: lavar bem as mãos, higienizar pequenos cortes com água e sabão, lavar bem os alimentos antes de consumi-los, etc.

Outro ponto importante é ter atenção com os objetos do nosso cotidiano, especialmente em ambientes propícios à proliferação como cozinhas e banheiros.

Outra saída que vem se mostrando muito importante, é a procura por produtos com aditivos antimicrobianos, que cresce cada vez mais. Os aditivos podem ser aplicados nos mais diversos produtos e ambientes, os quais evitam a permanência e proliferação de bactérias patógenas e não patógenas nos objetos, proporcionando mais proteção para sua família.

Como estas soluções são aplicadas?

Esta aplicação acontece durante o processo de fabricação dos produtos. A TNS oferece aditivos para as mais diversas indústrias como polímeros, têxtil, cerâmicas, calçadista, médico-hospitalar, entre outras, oferecendo soluções antibacterianas e antifúngicas.

A aplicação desses produtos não altera o aspecto do material, pois são desenvolvidos de maneira personalizada para cada tipo de indústria. Além disso, não é necessária adição de novas etapas no processo produtivo para aplicá-los, tendo em vista que os produtos TNS são adicionados em uma das etapas já existentes dos processo produtivos, isso tudo com o diferencial de pesquisa e suporte da equipe TNS para implementação.

Saiba mais sobre antimicrobianos aqui.

Ebook Nanotecnologia e suas aplicações

Fonte: G1